Educação Teológica À Distância (EAD) é simplesmente um modelo educacional onde o aluno e o professor não estão face a face. O ensino e a comunicação acontecem através de métodos variados: correio convencional, e-mail, áudio e vídeo, encontros periódicos presenciais ou on-line, etc. Em nosso caso específico, a comunicação é feita basicamente por meio de e-mail, e ocasionalmente com o MSN E SKYPE. Os materiais didáticos impressos, bem como CDROM são remetidos pelos Correios, e a possibilidade de interação on-line com o tutor da disciplina a qualquer momento que desejar.

A EAD foi estabelecida para lidar com o aumento das necessidades educacionais que não podem ser supridas pelos sistemas tradicionais de educação teológica presencial.

A EAD é sem duvida um projeto de alcance mundial, que hoje não abrange apenas os cursos de teologia, mas vários outros ramos do conhecimento. É uma alternativa educacional que possibilita você gerenciar seu próprio estudo sem frequentar uma sala de aula física. Não tem o objetivo de roubar o espaço do ensino presencial, mas sim o de oferecer oportunidades reais e de qualidade para quem não tem acesso a ou não quer fazer uso de o ensino presencial.

A EAD, então, cria oportunidades educacionais para aquelas pessoas que não podem ou não querem se beneficiar do sistema educacional teológico convencional por qualquer que seja a razão.

A EAD usa materiais de aprendizado de alta qualidade. Apresentamos um Curso de Teologia motivador e atrativo ao aluno, o faz do CEBESP uma escola acessível a qualquer pessoa que queira conhecer melhor a Bíblia e a pessoa de Deus.

As apostilas do curso somam profundidade Bíblica e linguagem simples de modo eficiente, trazendo ao aluno um conteúdo sólido e aprazível.

A Educação Teológica A Distância é, sem sombras de dúvidas, uma efetiva e importante alternativa ao modelo tradicional de educação residencial ou semi-residencial dos seminários e institutos bíblicos convencionais, além de oferecer, na maioria das vezes, maiores vantagens do que o sistema tradicional.

A EAD está aberta a todos, mas ela atende melhor a um perfil específico de aluno. Segundo resultados do ENADE, 60% (sessenta por cento) das áreas em que se podem comparar estudantes da educação presencial com aqueles a distancia, os alunos de EAD foram melhores do que os de presenciais. Estamos, portanto, vivendo um momento da “Sociedade do hipertexto: pessoas conectadas em rede, numa relação totalmente nova com os conceitos de espaço e de tempo. Não mais uma sociedade, mas uma cibercultura”.

O aluno que será bem sucedido na Educação Teológica À Distância deverá cumprir algumas exigências técnicas e pessoais:

- Ter acesso freqüente a um computador conectado à Internet.
- Usar em nível básico programas como o Word e ou Acrobat Reader.
- Usar o computador para enviar e receber e-mails.
- Usar ferramentas como MSN, Skype e outros.
- Usar um navegador de Internet como o Internet Explorer.
- Procurar informações na Internet usando serviços como o Google.
- Ler e de estudar de forma independente.
- Gostar de pesquisar por conta própria.
- Ser uma pessoa determinada que goste de terminar o que começa.
- Ser uma pessoa disciplinada para perseguir suas metas, capaz de controlar o seu tempo, reservando diariamente um momento para seus estudos.

O aluno pode adquirir todos esses requisitos enquanto estiver estudando, porem o mesmo deverá ter uma determinação objetiva, bem como uma disposição e flexibilidade suficientes para mudar e adaptar-se à Educação Teológica À Distância. Se você estiver disposto, tal esforço será grandemente recompensado.

SIM, como em qualquer curso, pode haver reprovação, desde que o aluno não atinja a média necessária para a aprovação.

Um curso reconhecido pelo MEC permite ao aluno obter um diploma aceito em toda a federação brasileira para fins de exercício profissional ou continuação de estudos acadêmicos. Um curso "livre", por sua vez, é certificado diretamente pela instituição ou responsável pelo mesmo, mas tal certificação não tem nenhuma validade legal na evolução acadêmica secular do aluno.

Ele é aceito somente em uma esfera restrita do mundo acadêmico como a militar e a eclesiástica, todavia o aluno poderá posteriormente (desde que o Parecer CNE/CES 063/2004 estiver em vigor), ingressar em um curso para efetuar sua integralização de créditos e assim efetuar o seu reconhecimento.

Os cursos oferecidos pelo CEBESP são de caráter livre, sem reconhecimento do MEC, entretanto, reconhecido por todas as denominações do país. Todas as denominações e Igrejas tem seus próprios critérios de ordenar seus líderes, não levando em conta o reconhecimento do curso pelo MEC.

Em nosso caso, nós não exigimos equipamentos ou softwares especiais. Porém, é necessário que o aluno saiba navegar em um browser (navegador) como Internet Explorer® ou Firefox®, trocar e-mails e redigir em um programa de edição de texto como o Word®.

Não. Em nosso caso específico, o aluno pode fazer o seu curso em qualquer lugar, em qualquer horário e com qualquer tecnologia onde haja um computador capaz de conectar-se à Internet, seja qual for a tecnologia que utilize.

Em inúmeros aspectos, pois não obriga o aluno a gastar com transporte ou estacionamento, alimentação, vestuário e outras despesas comuns em cursos presenciais.

Além de ser muito mais seguro, o que é um aspecto cada vez mais importante, pois o curso pode ser feito na tranqüilidade do lar, em viagens ou em horários permitidos pela empresa onde o aluno trabalha.

A despesa do aluno será basicamente com o acesso à Internet, o que na maioria dos casos não é gerada apenas pelo estudo em si.

Não. A despeito de a economia ser sensível (mensalidades ou taxas bem menores, sem gastos com transporte, estacionamento, alimentação e vestuário, etc.), esta não é a única vantagem.

É muito importante aprender e a produzir de modo colaborativo, em um mundo onde imperam cada vez mais a informação on-line e os processos de trabalho em rede. Além disso, o aluno por Educação Teológica A Distância é incentivado a ter iniciativa – pesquisa na rede Internet, apresenta questões ao grupo com maior franqueza, não depende tanto de ser tímido ou mais arrojado para participar – e é motivado a aprender a se organizar, com profundos reflexos futuros na qualidade de sua vida pessoal e profissional.

Por esta razão os alunos que fizeram cursos pelo método de ensino a distancia já são preferidos pelas empresas de alguns países da Europa, ao se diferenciar dos demais.

Ainda tem dúvidas?

Faça sua pergunta!

Como tratamos seus dados
Seus dados são armazenados de forma segura, mantendo sua privacidade.
Não compartilhamos seus dados e você pode ler mais a respeito de nossas políticas no link Politica de Privacidade


Dúvidas Frequentes

0

Classificação 1 / 1 votos
Dúvidas Frequentes

Deixe seu voto para nós

Compartilhar
Whatsapp

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter